Como estudar: 12 conselhos

Queridos alunos e alunas de todo o mundo,
Têm muito que estudar, não é? Muitas disciplinas, muita matéria, muitos dias e muitas horas de estudo. Ficam nervosos com os testes? Sentem-se cansados? Hoje sou professora, mas ainda não me esqueci do tempo em que era aluna. Gostava de vos dar alguns conselhos. A mim ajudaram-me.
Quando temos muito que fazer, o melhor é sermos organizados. Se organizamos bem o nosso tempo, temos tempo para tudo. Ou quase.
Aqui vão os meus 12 conselhos para o vosso estudo.
1º Prestem muita atenção nas aulas e tentem memorizar o máximo que puderem já na aula. O que fica bem sabido na aula é menos que têm de decorar em casa.
2º Assim que tiverem uma dúvida na aula coloquem-na logo. Os vossos professores e professoras não adivinham o que se passa na vossa mente. Quando têm alguma dúvida, devem dizê-lo.
3º Nunca comecem a estudar na véspera do teste. Na véspera, revê-se a matéria já estudada.
4º As disciplinas que requerem bases para se prosseguir com o estudo, como por exemplo a Matemática e as línguas, têm de ser praticadas regularmente e é importante que “não percam o comboio”. Estudem sempre, com frequência, e tirem as dúvidas logo que estas surjam.
5º Nas disciplinas em que têm muitos nomes e datas para decorar, como Ciências ou História, façam apontamentos com antecedência.
6º Apontamentos: Façam listas de vocabulário organizadas por capítulos ou categorias; façam resumos das partes teóricas; façam listas de acontecimentos importantes por ordem cronológica indicando as datas, etc.
7º Resolvam muitos exercícios de matemática, gramática ou outra matéria que requeira treino.
8º Tenham um dossier organizado com divisões entre as várias disciplinas e, se necessário, subdivisões dentro de cada disciplina.
9º Tenham uma agenda e programem o vosso estudo semanalmente. Por exemplo, às Terças estudem as disciplinas A e B, às Quintas as C e D e ao Sábado à tarde as E e F. Descansem nos restantes dias, pois é muito importante.
10º Leiam muito. Leiam livros ou revistas que gostem. O acto de leitura ensina muito mais do que possam imaginar.
11º Contem a alguém aquilo que aprenderam. Nós lembramo-nos de cerca de 70% daquilo que dizemos ou ensinamos aos outros.
12º Tentem gostar do que aprendem ou pelo menos reconhecer a sua importância. Lembramo-nos mais facilmente daquilo que gostamos ou achamos importante. E deixem-me dizer-vos que às vezes não gostamos de uma matéria, só porque não a conseguimos perceber. É a essa que devem dar mais atenção. Depois de perceberem, acharão fácil e até poderão ficar a gostar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Conselhos básicos, mas nunca é de mais relembrar. Todos esses conselhos são extremamente impoirtantes :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste dispositivo