Como estudar: 10 conselhos

Queridos alunos e alunas de todo o mundo,
Têm muito que estudar, não é? Muitas disciplinas, muita matéria, muitos dias e muitas horas de estudo. Ficam nervosos com os testes? Sentem-se cansados? Hoje sou professora, mas ainda não me esqueci do tempo em que era aluna. Gostava de vos dar alguns conselhos. A mim ajudaram-me.
Quando temos muito que fazer, o melhor é sermos organizados. Se organizamos bem o nosso tempo, temos tempo para tudo. Ou quase.
Aqui vão os meus 10 conselhos para o vosso estudo.
1º Prestem muita atenção nas aulas. O que fica bem percebido na aula facilita o vosso estudo fora desta.

2º Assim que tiverem uma dúvida na aula coloquem-na logo. Os vossos docentes  não adivinham o que se passa na vossa mente. Quando têm alguma dúvida, devem dizê-lo.
3º Nunca comecem a estudar na véspera do teste. Na véspera, revê-se a matéria já estudada.
4º As disciplinas que requerem bases para se prosseguir com o estudo, como por exemplo a Matemática e as línguas, têm de ser praticadas regularmente e é importante que “não percam o comboio”. Pratiquem com frequência e coloquem as dúvidas logo que estas surjam.
5º Nas disciplinas em que têm muitos nomes e datas para decorar façam apontamentos com antecedência, esquemas, resumos, listas ou alguma outra estratégia que vos ajude a visualizar o que têm de saber, assim como a organizar esse conhecimento.
6º Tenham um dossier organizado com divisões entre as várias disciplinas e, se necessário, subdivisões dentro de cada disciplina.
7º Tenham uma agenda para programem o vosso estudo semanalmente, assim como atividades de lazer que também são importantes. Um mente descansada assimila melhor novos conhecimentos.
8º Leiam muito. Leiam livros ou revistas que gostem. O acto de leitura ensina muito mais do que possam imaginar.
9º Contem a alguém aquilo que aprenderam. Nós lembramo-nos de cerca de 70% daquilo que dizemos ou ensinamos aos outros.
10º Tentem gostar do que aprendem ou pelo menos reconhecer a sua importância. Lembramo-nos mais facilmente daquilo que gostamos ou achamos importante. E deixem-me dizer-vos que às vezes não gostamos de uma matéria, só porque não a conseguimos perceber. É a essa que devem dar mais atenção. Depois de perceberem, acharão fácil e até poderão ficar a gostar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Conselhos básicos, mas nunca é de mais relembrar. Todos esses conselhos são extremamente impoirtantes :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...