Arte na Sala de Aula - Exemplo I

THE THINGS THAT MATTER

“Now that I’ve nearly done my days,
     And grown too stiff to sweep or sew,
I sit and think, till I’m amaze,
     About what lots of things I know:
Things as I’ve found out one by one –
     And when I’m fast down in the clay,
My knowing things and how they’re done
     Will all be lost and thrown away. (…)”

Edith Nesbit


Objectivos:
ü  Identificar o  present perfect
ü  Identificar a estrutura deste tempo verbal
ü  Identificar o significado do present perfect
ü  Escrever um texto relacionado com o tema usando o present perfect

Tema: The Greatest Inventions

Fonte: RAMOS, Maria Adelaide, Poemas escolhidos para uso em aulas de inglês, FLUL, Lisboa, 2004/ 2005

Actividade:
         Os alunos leram o excerto do poema “The Things that Matter” de Edith Nesbit, de forma a identificarem as orações em que o verbo se encontrava no present perfect. De seguida, salientaram essa estrutura gramatical de forma a analisarem como este tempo verbal é composto. Finalmente, tiraram pelo sentido das frases o significado que este tempo verbal expressa.

Razão da escolha:
         Escolhi este poema pelo facto de conter a estrutura gramatical que pretendia didactizar, para que os alunos a identificassem e a percebessem ao observarem um exemplo, dentro de um contexto que faria a ponte para o texto a ser escrito depois do momento gramatical.
         Uma vez que o excerto se reporta ao conhecimento que se vai adquirindo ao longo da vida e que a partir de um certo momento é ultrapassado e esquecido, aproveitei esta questão para, a partir dela, os alunos reflectirem sobre os avanços da tecnologia, as novas descobertas e como o saber anterior é anulado pelo que se segue.

Reacção dos alunos:
         Em geral os alunos foram capazes de identificar quais as orações que continham um verbo no present perfect, conseguindo a partir daí reconhecer a sua estrutura. Tiveram dificuldade em perceber, a partir do exemplo, o que este tempo verbal significa e quando deve ser utilizado. Neste momento, foram-lhes fornecidos apontamentos retirados de BIBER, Douglas, et alli,  Student Grammar of Spoken and Written English,Longman, 2003.
         Nas suas composições foram focados factos muito interessantes, a respeito do tema proposto, como por exemplo, a descoberta de que a terra é redonda, que veio substituir a ideia de que era quadrada; o facto de já muitas pessoas não saberem conduzir carroças, pois agora todas conduzem carros, entre outros.

Propsta de trabalho dada aos alunos


Read the following poem.

THE THINGS THAT MATTER

“Now that I’ve nearly done my days,
     And grown too stiff to sweep or sew,
I sit and think, till I’m amaze,
     About what lots of things I know:
Things as I’ve found out one by one –
     And when I’m fast down in the clay,
My knowing things and how they’re done
     Will all be lost and thrown away. (…)”

Edith Nesbit

Stiff (adj) – if a part of your body is stiff, your muscles hurt and it is difficult to move.
Clay (n) – a type of heavy soil that is used for making pots, bricks, etc.


1. Quote two phrases from the poem in which the verb is in the present perfect.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Draw a circle around the auxiliary verb and a rectangle around the main verb.

3. The auxiliary verb is _____________ and it is in the _________ tense. The main verbs are in the __________   __________.

4. Are the main verbs regular?
5. How do the regular verbs end in this tense?
6. Reread the phrases you quoted above. What is the verb tense referring to?
a) An event which took place in the past and is over at the present time.
b) An event which began sometime previously and continues to exist up to the present time.
c) An event which began a long time ago.

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