Total Physical Response

Total Physical Response é um método muito eficaz para ensinar línguas estrangeiras. Resumidamente é um método em que os alunos seguem instruções que requerem movimento. Esses movimentos, articulados com as palavras, facilitam não apenas a compreensão daquilo que se está a ouvir, como também a memorização, facilitando finalmente a expressão na língua estrangeira.
TPR procura, na verdade, aproximar a aprendizagem de uma língua estrangeira à aprendizagem que fazemos da nossa língua materna. Desde a mais tenra infância que somos expostos à nossa língua materna, respondendo fisicamente ao discurso dos nossos pais. Durante anos vamos absorvendo a linguagem em atividades do quotidiano, nomeadamente manipulando objetos, observando acontecimentos ou seguindo instruções.
Este método apresenta ainda vantagens como tornar as aulas muito interessantes para os discentes, uma vez que se movimentam. Pode ser muito útil para alunos com dislexia ou com outras dificuldades.
Este método é extremamente eficaz em níveis de iniciação, podendo também ser aplicado em níveis mais avançados.
Um exemplo muito simples de atividades relacionadas com este método é o jogo d’ “O Rei Manda” (Simon Says). Mas são inúmeras as atividades que se servem este método.
Ao ensinar, por exemplo, os nomes das formas geométricas, e acrescentando as cores, o/a professor/a pode desenhar formas no quadro com cores diferentes, introduzindo assim o vocabulário. De seguida, instrui os/as alunos/as a fazer um desenho. Descreve as formas e as cores e toda a turma desenha de acordo com o que ouve.
Vejamos mais alguns exemplos:






Fonte

1 comentário:

João disse...

Extraordinário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...