Novo Acordo Ortográfico

POSTS SEGUNDO O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO A PARTIR DE JANEIRO DE 2012.
OS POSTS ANTERIORES A 2012 NÃO SERÃO ALTERADOS.


Polémica sobre o Acordo Ortográfico
Fonte da Imagem
 


Quando ouvimos falar no Novo Acordo Ortográfico, a nossa primeira reacção passa pela recusa, pois temos amor à nossa língua materna. A nossa língua define-nos, faz parte da nossa cultura e do nosso quotidiano. Muitos de nós aprendemos a escrever de um determinado modo e, durante muito tempo, treinámos determinadas regras ortográficas. Deste modo, a mudança é difícil e tem um sabor estranho.
Contudo, se tivermos em conta que uma língua está viva, é natural que evolua e se transforme.
  

Anúncio em português antigo
Fonte da Imagem

A imagem acima não nos causa também estranheza? Já se escreveu assim em Portugal. A placa é anterior a 1911. Hoje em dia, não sentimos falta do h em proibido, nem dos dois ll em colocar, nem dos dois nn em anúncios. Sentimos talvez a falta do acento.
A nova regra que mais me agrada é a mais fácil de decorar: o que não se diz, não se escreve. Creio até que irá facilitar a aprendizagem da nossa língua. É uma regra que faz sentido.
Se repararmos bem, é muito reduzida a percentagem de vocabulário que muda. Assinalei as mudanças a vermelho neste texto . São assim tantas?
No início vai ser difícil. Ainda não estamos habituados ao novo acordo. Vamos escrever muitas palavras como estamos habituados, sem notar. Será uma fase em que devemos ser tolerantes com os erros ortográficos de todos, incluindo os dos professores, que têm um grande desafio e uma grande responsabilidade pela frente.
Entretanto, encaremos esta mudança com boa disposição.

 

Novo Acordo Ortográfico com humor
Fonte da Imagem
 

Novo Adormecimento Ortográfico
Fonte da Imagem
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...