|  | 
| Imagem retirada daqui | 
Uma estratégia para ajudar a melhorar as notas numa disciplina de língua estrangeira, nomeadamente para quem apresenta diversas dificuldades a nível de vocabulário, de gramática, de interpretação e de produção de texto, é apostar na escrita.  
Quem sabe escrever, percebe o que lê, consegue escrever frases para responder a perguntas de interpretação, aplica regras gramaticais e escreve textos. Assim, é muito importante desenvolver esta competência.
Quem sabe escrever, percebe o que lê, consegue escrever frases para responder a perguntas de interpretação, aplica regras gramaticais e escreve textos. Assim, é muito importante desenvolver esta competência.
Aqui fica um exemplo de como escrever, passo a passo,  um texto descrevendo uma casa. Pode-se utilizar pequenos cartões para organizar vocabulário e regras gramaticais. Num cartão escreve-se nomes de tipos de casas com a sua tradução. Noutro escreve-se nomes de quartos e divisões de uma casa e, noutro ainda, os nomes de mobílias. No que respeita à gramática, elabora-se um cartão a explicar o uso do presente, outro com as preposições de lugar e um terceiro com o verbo haver (que será muito utilizado).
Das palavras passa-se às frases. Elabora-se uma tabela com tópicos na coluna esquerda e espaço para frases na coluna da direita. O primeiro tópico poderá ser o tipo de casa, seguido de que quartos e quantos destes há, a descrição de um quarto de cama e uma opinião sobre a casa.
| 
Type of house | |
| 
What rooms and how many | |
| 
Bedroom | |
| 
Opinion about the house | 
No primeiro tópico escreve-se uma frase simples dizendo de que tipo é uma determinada casa. De seguida escrevem-se algumas frases simples enumerando os quartos que lá existem e quantos são. No tópico seguinte, escrevem-se frases simples dizendo onde se encontram determinadas mobílias num quarto de cama. Finalmente, escreve-se uma frase dando uma opinião sobre a casa. Para escrever estas frases, usa-se o vocabulário que consta nos cartões, recorrendo também às explicações gramaticais.
Depois de escritas as frases, devem ser corrigidas.
| 
Type of house | 
I live in a detached house. | 
| 
What rooms and how many | 
In my house there is a living room. 
There is a kitchen and a bathroom. 
There are three bedrooms. 
There is a garden and a garage. | 
| 
Bedroom | 
In my bedroom there is a bed. 
There is a wardrobe next to the bed. 
There is a desk in front of the bed. 
There is a window and a bookcase next to the window. | 
| 
Opinion about the house | 
My house is beautiful. | 
Das frases passa-se ao texto. A frase que diz de que tipo de casa se trata serve como introdução e a frase de opinião é uma boa conclusão. A descrição da casa e do quarto de cama ficam no desenvolvimento. Um parágrafo para cada um destes temas. Para compor o texto basta copiar todas as frases, dando-lhe o formato de um texto com parágrafos bem delineados. Mas para ficar mesmo bom, pode-se acrescentar alguns conetores.
| 
I live in a detached house. 
In my house there is a living room. There is a kitchen and a bathroom. Besides there are three bedrooms. There is also a garden and a garage. 
In my bedroom there is a bed. There is a wardrobe next to the bed and there is a desk in front of the bed. There is also a window and a bookcase next to the window. 
My house is beautiful. | 

Sem comentários:
Enviar um comentário