Citanto Augusto Cury

"Os bons professores usam a memória como depósito de informação, os professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar."

Imagem retirada daqui

1 comentário:

Anónimo disse...

Cada vez mais as práticas pedagógicas no nosso país se cingem ao cumprimento do programa curricular, menosprezando todo o envolvente do ciclo e das metodologias de integração e aprendizagem educativas. Muitos professores/as acreditam, talvez pelas pressões superiores, que educar é um processo que se traduz por um conjunto de conhecimentos científicos que têm de ser transmitidos aos/às discentes na integra, sem espaço para diálogo e discussão de ideias. Simplesmente porque não há tempo! E é nesta lógica, que não há a tal atenção às singularidades e particularidades de cada aluno ou de cada aluna,uma vez que nem todos têm as mesmas facilidades de comunicação, aprendizagem, concentração, etc. Desta forma, o objectivo deixa de ser ensinar e sim depositar através de metodologias maioritariamente expositivas, sem haver momentos de reflexão individual vs colectiva e momentos de auto-formação, cruciais à apreensão de novos saberes.
É sempre bom saber que há professores e professoras que se interessam em ensinar tendo em conta instrumentos práticos de acção sem haver dissociação dos afectos e cognições.

Bem hajam!
Carminho Areias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...