Warmer - Captar o interesse dos discentes e introduzir um tema

O elemento surpresa e o lado lúdico de uma actividade ajudam a captar a atenção dos discentes e a motivá-los.


Certa vez experimentei a técnica do puzzle. Tirei duas fotocópias de reproduções de um quadro de Monet e de outro de Van Gogh. Cortei-os e prendi-os no quadro desordenadamente. Os discentes ficaram curiosos para saber de que imagens se tratavam. Disse que iria escolher um aluno e uma aluna para ir ao quadro fazer os puzzles. Voluntários? Não faltaram mãos no ar.
 
                                               Claude Monet                                               Vincent Van Gogh


Feitos os puzzles começámos a falar sobre as imagens. Se já as conheciam, se sabiam que eram reproduções de quadros famosos, se sabiam de quem eram; e perguntei também o que faziam as pessoas presentes nas imagens e quais seriam as suas profissões. Responderam bem às questões e foi assim introduzido o tema da aula. As profissões.
 
Imagem do quadro de Monet retirada daqui.
Imagem do quadro de Van Gogh retirada daqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma abordagem original!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste dispositivo