Para todos os docentes, discentes, pais, mães, encarregados de educação e todos os agentes do processo educativo que direta ou indiretamente participam na Arte de Educar.
Cada vez mais as práticas pedagógicas no nosso país se cingem ao cumprimento do programa curricular, menosprezando todo o envolvente do ciclo e das metodologias de integração e aprendizagem educativas. Muitos professores/as acreditam, talvez pelas pressões superiores, que educar é um processo que se traduz por um conjunto de conhecimentos científicos que têm de ser transmitidos aos/às discentes na integra, sem espaço para diálogo e discussão de ideias. Simplesmente porque não há tempo! E é nesta lógica, que não há a tal atenção às singularidades e particularidades de cada aluno ou de cada aluna,uma vez que nem todos têm as mesmas facilidades de comunicação, aprendizagem, concentração, etc. Desta forma, o objectivo deixa de ser ensinar e sim depositar através de metodologias maioritariamente expositivas, sem haver momentos de reflexão individual vs colectiva e momentos de auto-formação, cruciais à apreensão de novos saberes. É sempre bom saber que há professores e professoras que se interessam em ensinar tendo em conta instrumentos práticos de acção sem haver dissociação dos afectos e cognições.
1 comentário:
Cada vez mais as práticas pedagógicas no nosso país se cingem ao cumprimento do programa curricular, menosprezando todo o envolvente do ciclo e das metodologias de integração e aprendizagem educativas. Muitos professores/as acreditam, talvez pelas pressões superiores, que educar é um processo que se traduz por um conjunto de conhecimentos científicos que têm de ser transmitidos aos/às discentes na integra, sem espaço para diálogo e discussão de ideias. Simplesmente porque não há tempo! E é nesta lógica, que não há a tal atenção às singularidades e particularidades de cada aluno ou de cada aluna,uma vez que nem todos têm as mesmas facilidades de comunicação, aprendizagem, concentração, etc. Desta forma, o objectivo deixa de ser ensinar e sim depositar através de metodologias maioritariamente expositivas, sem haver momentos de reflexão individual vs colectiva e momentos de auto-formação, cruciais à apreensão de novos saberes.
É sempre bom saber que há professores e professoras que se interessam em ensinar tendo em conta instrumentos práticos de acção sem haver dissociação dos afectos e cognições.
Bem hajam!
Carminho Areias
Enviar um comentário